Carregando imagens

STF reitera entendimento de que a inelegibilidade só pode decorrer da decisão definitiva da Câmara Municipal, não sendo suficiente parecer desfavorável do Tribunal de Contas

07/06/2019 às 13:54 •

Ao analisar o Recurso Extraordinário 848.826/DF, o Supremo Tribunal Federal manteve o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral e decidiu que o julgamento de todas as contas de responsabilidade dos prefeitos municipais compete aos vereadores, em respeito à relação de equilíbrio que deve existir entre os Poderes da República.

Assim, o Tribunal de Contas Estadual atuando como órgão auxiliar emite parecer prévio que surte efeitos até o julgamento das contas municipais pelos vereadores e somente deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

Este entendimento encontra amparo na Constituição Federal e na Lei da Ficha Limpa e se justifica pelo fato de que não pode ser concedido o encargo de julgamento definitivo das contas municipais aos técnicos dos Tribunais de Contas, que não são detentores de poder, não sendo possível legitimar a inelegibilidade de candidato ou exercente do cargo de Prefeito Municipal.

No julgamento das contas, o caráter puramente político das Câmaras Municipais é amenizado, justamente, pelo exame do parecer prévio das contas por parte dos Tribunais de Contas. Dessa forma, o  “auxílio” fornecido pelo Tribunal de Contas deve ser entendido como ajuda, assistência ou amparo fornecido pelo órgão técnico administrativo ao órgão legislativo. Isso significa que a manifestação do Tribunal de Contas é um parecer qualificado, que se mantém até ser derrubado por uma maioria qualificada do Poder Legislativo local. 

Por fim, é importante esclarecer que este entendimento relativo a apreciação das contas dos prefeitos, engloba tanto as contas municipais de governo, quanto as de gestão, sendo o julgamento de ambas exercido pelas Câmaras Municipais com o auxílio dos Tribunais de Contas competentes.

Saiba mais AQUI

Conteúdo:
Casos reais
Notícias rápidas

Plataforma digital:
Entrar
Contato:
(51) 99901-1850

Redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Idioma: Bandeira do Brasil
© 2019-2024 Rede de Prefeitos. Todos os direitos reservados.