Carregando imagens

Ex-prefeito de “Salto do Pirabi” é absolvido em ação penal por ausência de provas da prática delitiva

28/02/2019 às 10:20 •

O caso apresentado aqui é real. Porém, os nomes utilizados para os municípios, gestores e demais agentes públicos são alterados para preservar a identidade dos envolvidos.

Nº do processo: 70077831881Órgão julgadorQuarta Câmara Criminal
Relator: DesembargadorComarca de origem: Comarca de “Salto do Pirabi”
Apelante: Ministério PúblicoApelados: “Manoel João Filho” (ex-prefeito) e “Alberto Hill Netto”
Data do fato: de junho a julho de 2010Data de ingresso da ação: 19/06/2017
MUNICÍPIO: SALTO DO PIRABI 

Caso: os réus foram acusados de terem frustrado e fraudado, mediante direcionamento, o caráter competitivo do procedimento licitatório Carta Convite nº 02/2010 que objetivava a contratação de serviços de contabilidade para o Consórcio Intermunicipal de Saúde, com o intuito de obter para a empresa Pirabi Bureau – ME, pertencente ao réu “Alberto Hill Netto”, o objeto daquela licitação.Os denunciados teriam organizado a licitação simulando uma aparente disputa, a qual não teria existido, uma vez que “Alberto” teria escolhido duas empresas que não competiram entre si e sobre as quais detinha, em tese, forte influência, além de informações privilegiadas.

“Manoel João Filho”, na condição de prefeito e presidente do consórcio, teria deflagrado e posteriormente homologado a licitação fraudulenta, bem como teria agido no acobertamento das ações praticadas pelo denunciado.

Entretanto, não restou comprovado nos autos o conluio e o prévio ajuste exigidos pelo art. 90, da Lei nº 8.666, bem como não houve indicativo de que outras empresas igualmente habilitadas para o atendimento da demanda deixaram de ser convidadas, inexistindo comprovação de prejuízo para o Consórcio com a escolha da proposta vencedora.

Sentença (primeiro grau): A ação penal foi julgada improcedente absolvendo os réus.

Decisão de segundo grau: Negou provimento ao recurso do Ministério Público, mantendo a absolvição dos réus “Manoel João Filho” e “Alberto Hill Netto”.

Conteúdo:
Casos reais
Notícias rápidas

Plataforma digital:
Entrar
Contato:
(51) 99901-1850

Redes sociais:
Facebook
Instagram
Twitter

Idioma: Bandeira do Brasil
© 2019-2024 Rede de Prefeitos. Todos os direitos reservados.